Olá, sintam-se convidados a se apaixonarem pela arte X tecnologia.

Olá, sintam-se convidados a se apaixonarem pela arte X tecnologia.
Cris - estudante Artes Visuais

domingo, 22 de agosto de 2010

Disciplina Tecnologias contemporaneas- discussão “ O quarto poder” e “Muito além do cidadão Kane”

Comecemos a refletir o filme, “O quarto poder”. Neste filme os personagens principais são o guarda Sam Balley e o repórter Max Brackett. O filme conta dramas pessoais vivido pelos personagens, o repórter sedento por manchete visto que sua vida profissional estava em baixa e o guarda que havia perdido seu emprego e não estava sabendo lidar com as conseqüências. É neste contexto que os personagens se cruzam, o repórter por sua vez fazendo matéria no museu e o guarda também no museu pedindo seu emprego de volta. O guarda descontrolado e armado começa o drama da sua vida, ameaça pessoas e crianças e de bandeja o repórter começa a tirar proveito. Neste momento começa a busca pelo poder, manipulação e audiência. O repórter manipula o guarda fazendo-o acreditar que o melhor era a imprensa a seu favor, com muita astucia o repórter dirige a mídia e a opinião publica. A principio foi positivo, mas a historia ganhou proporções estrondosas, saiu do controle construindo e desconstruindo a imagem do guarda perante a opinião publica, causando resultados desastrosos, o guarda cada vez mais ambicioso nos seus objetivos, resultado, todos perderam.
É interessante ressaltarmos que a mídia teve papel fundamental nesta história, seduziu ambos os personagens a tal ponto de ganhar vida própria e sair do controle, percorreu entre os extremos.
Podemos aqui fazer um paralelo com o documentário que nos conta exatamente de que modo e quais interesses a mídia se prevalece. Neste documentário fica bem claro de quem tem a mídia a seu favor tem o poder de manipular, construir e desconstruir uma historia, uma vida, assim como no filme. Mas não podemos esquecer que o documentário mostra que além da ficção existe uma realidade e ela esta dentro das nossas casas com nossa permissão. É fato, ligamos a TV e nos deixamos seduzir, seja pelas novelas, filmes, programas. Um exemplo disso sãs as novelas não precisamos pensar é arte imitando a vida real, essa é a estratégia, criar vinculo entre a ficção e a realidade. Que tal pensarmos nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário