Olá, sintam-se convidados a se apaixonarem pela arte X tecnologia.

Olá, sintam-se convidados a se apaixonarem pela arte X tecnologia.
Cris - estudante Artes Visuais

domingo, 19 de setembro de 2010


Universidade Aberta do Brasil - UAB
Licenciatura em Artes
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Atividade 7- Arte Postal




Nesta unidade fomos desafiados a entender um pouco mais da arte de uma maneira bem diferente pelo menos no que diz respeito á contemporaneidade. Confesso que desconhecia tal tipo de arte, foi uma surpresa e um desafio interessante.
Como descrito na atividade, “Mail-Art ou, ou Arte Postal em português, é uma forma de arte que se iniciou em meados do século passado na "Correspondance Art School" de Nova Iorque e teve grande expressão nos anos 70 e 80. Ela tem como veículo de transmissão os serviços postais e, por isso, cartas, postais, envelopes, selos, etc. são alguns dos suportes em que é possível a expressão desta arte. Os artistas de Arte Postal utilizam principalmente técnicas como colagens, pintura, fotos e escrita sobre estes suportes. A única limitação real à utilização de diferentes técnicas e suportes é a possibilidade de envio dos trabalhos pelos serviços postais de cada região.”
Arte Postal vai além de uma arte e um simples postal, não se trata de uma correspondência comum é um conceito que rompe paradigmas, uma maneira criativa de comunicar-se onde os mais simples suportes postais compõe a arte.
Em minha opinião o maior desafio não foi criar e sim render-me ao modo antigo de comunicação utilizando os correios. Hoje não usamos com freqüência os correios, em meio a tanta tecnologia o fato de utilizarmos os correios deu um charme ao postal, e com certeza me incentivou muito, serviu de estimulo.
Descobri que a arte postal é livre, é social e acima de tudo propõe uma arte coletiva, interferências que traduzem varias perspectivas vindas de uma imagem, olhares diferentes sobre o mesmo objeto, isso é interessante e estimulante realmente.
Enfim, a arte é valida em qualquer que seja seu formato, sua forma de se apresentar, entretanto não podemos negar o charme que arte postal propõe, mas infelizmente seu espaço me parece pequeno diante das tecnologias, claro que podemos nos beneficiar da tecnologia, mas o charme e a emoção de receber um postal que nos surpreenda é impagável. A inquietação e a reflexão diante de uma arte feita para você e para o mundo não têm preço. É realmente a arte batendo em nossa porta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário